quarta-feira, 9 de junho de 2010

CLAMAMOS POR SEGURANÇA, MAS ONDE ESTÃO OS DIREITOS HUMANOS DOS POLICIAIS?

A questão da segurança pública é motivo de preocupação para todos nós. Dia após dia os meios de comunicação divulgam crimes violentos se sucederem, e não raras vezes, criminosos não pensam duas vezes e atacam toda a sociedade, quando investem e vitimam policiais. Infelizmente já está se tornando rotina, famílias de policiais ficarem desamparadas, quando esses bravos homens tombam em defesa de toda a sociedade.
Clamamos sim por segurança, mas não exigimos dos governantes que valorizem os homens e mulheres que diariamente deixam suas casas para atuarem na defesa da cidadania. Clamamos sim por segurança, todavia, os organismos de proteção aos direitos humanos não calam, quando, eventualmente, algum policial comete algum excesso, entretanto, silenciam completamente, quando um policial é vitimado pela criminalidade. Clamamos sim por segurança, mas não nos solidarizamos quando os policiais reivindicam melhores condições de vida. Sequer sabemos que um soldado da Brigada Militar tem o PIOR SALÁRIO DO BRASIL, num Estado detentor do quinto maior produto interno bruto (PIB), ou seja, o quinto Estado mais rico do país.
Assim, pensar que poderemos ter dias mais tranqüilos e menos violentos, sem que os nossos policiais estejam providos das mínimas condições de vida e de segurança junto com suas famílias; que estejam providos de uma remuneração mínima que lhes seja digna; que tenham os seus direitos humanos contemplados é no mínimo, pensar o impossível.

Um comentário:

  1. Alex, lendo sua postagem, sinto-me no direito de fazer algumas colocações e até mesmo questionamentos, pois você escreve: "Onde estão os direitos humanos dos policiais?", devolvo-lhe a pergunta, e sinceramente gostaria de uma resposta, pois tenho lido e ouvido algumas pessoas, em geral ligadas a movimentos sindicais de policiais usarem este "jargão", mas, confesso que não leio ou ouço nenhuma falar ou explicar o que querem dizer quando bradam "ONDE ESTÃO OS DIREITOS HUMANOS DOS POLICIAIS". Por outo lado, quando leio ou ouço pessoas ligadas aos movimentos de direitos humanos reclamarem de abusos cometidos por policiais do tipo: violência, arbitrariedades, abuso de poder e por ai vai, essas entidades são claras, clamam por direitos constitucionais onde também estão cobertos os policiais, pois antes de policiais são seres humanos. Penso então o que seria direito dos policiais? Talvez torturar alguém que tenha cometido um crime de morte contra um policial, talvez ter o direito de executar quem o tenha cometido, talvez arrancar-lhe as mãos, o que seria? Crimes acontecem infelizmente todos os dias, e também são vítimas os policiais, que tem por dever constitucional prestar segurança pública, e com o pior salário do Brasil, porém acredito que nenhum cidadão ao prestar concurso público para ser policial tenha sido enganado, sabe quanto é o salário e o risco que vai correr. Por fim sua conclusão desastrosa, assegurando que será "impossível" termos dias mais tranquilos e menos violentos, sem que se receba altos salários. Não creio nisso. Creio que profissão sem ter talento é um mal que não tem cura, e sindicalismo sem cosciência coletiva, privilegiando um grupo para que se perpetue no poder, só leva a falácias e verboragias.

    Paulo Mayer

    ResponderExcluir